Terceirização de Infraestrutura de TI: guia básico para gestores 

Independentemente do tipo de empresa que você lidera, com a economia digital, a rápida evolução das tecnologias, e as inúmeras pragas e ataques virtuais que vêm ocorrendo, ter uma infraestrutura de TI segura, robusta e confiável é praticamente uma questão de sobrevivência no mercado. 

Isso significa que, em algum momento, você precisará realizar uma avaliação da TI para verificar se a sua infraestrutura esta operando da maneira mais eficiente, confiável e segura possível. 

Nesse contexto, a terceirização pode surgir como alternativa, por isso, este artigo visa esclarecer as principais informações que os gestores precisam saber para entender melhor esse processo e tomar decisões mais assertivas. 

O que significa terceirizar a infraestrutura de TI na prática?  

Muitas organizações não possuem uma estratégia de TI e muito menos condições para contratar uma equipe interna e especializada para resolver os problemas técnicos. 

Como alternativa, surgem as empresas que  fornecem serviços e equipamentos de tecnologia de modo terceirizado.  

Na prática, a terceirização nada mais é do que a transferência de operações, tarefas e processos para serem executados por uma força de trabalho externa. Essas funções podem ser executadas no local ou remotamente. 

As empresas, normalmente, optam pela terceirização para reduzir custos ou melhorar a eficiência, mas, já falamos também sobre outros benefícios que podem ser obtidos com esse tipo de parceria. 

Por que terceirizar? 

A terceirização pode ser uma boa opção para reduzir custos ou ter acesso a uma força de trabalho especializada e pré-treinada por uma empresa parceira. 

Além disso, uma empresa pode atividades que ocorrem apenas por um curto período de tempo, tornando muito mais eficiente a contratação de uma equipe temporária para a execução dessas tarefas pontuais. 

O que pode ser terceirizado? 

A tecnologia da informação se tornou o coração da maioria das empresas.  A TI é responsável por direcionar tudo, desde computadores, telefones, internet, servidores, softwares de atendimento, gestão, finanças, sistemas operacionais e muito mais.  

Dada a importância da tecnologia dentro das organizações, é preciso estar atento a problemas, como continuidade de negócios, recuperação de desastres e segurança de dados.  

Em alguns casos, resolver problemas da área de TI pode exigir uma equipe de suporte técnico especializado, sendo principalmente, pra esse tipo de solução que a terceirização é indicada.  

A terceirização além da TI 

As especialidades de trabalho que podem ser terceirizadas são inúmeras, não se restringindo ao setor de TI.  

Confira algumas atividades comuns que costumam ser terceirizadas e que vão além da TI:  

  • Gestão de recursos humanos; 
  • Tarefas de contabilidade; 
  • Fabricação ou montagem de produtos; 
  • Obras em instalações; 
  • Serviços de limpeza e segurança; 
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos; 
  • Atendimento ao cliente; 
  • Serviços de marketing; 
  • Vendas; 
  • Engenharia; 
  • Serviços de auditoria; 
  • Serviços jurídicos. 

Exemplos de terceirização em TI 

Diversos serviços podem ser terceirizados na área de tecnologia, como: 

  • Desenvolvimento de um aplicativo ou jogo; 
  • Desenvolvimento de um site; 
  • Implantação e gerenciamento de toda sua infraestrutura de TI; 
  • Implantação e configuração de sistemas ou equipamentos; 
  • Realização de auditorias em sistemas em busca de vulnerabilidades; 
  • Realização de auditorias na rede para verificar requisitos de segurança; 
  • Instalação e configuração de equipamentos,  

Terceirizar esses serviços pode economizar tempo e, sem dúvida, dinheiro. No entanto, é preciso fazer a devida diligência para garantir que o contratado atenderá suas necessidades e expectativas, principalmente, quando se tratar de trabalhos maiores, de longo prazo ou demandas recorrentes. 

O que não deve ser terceirizado?  

Como você pode ver, é possível terceirizar, praticamente, qualquer área de serviço hoje em dia. Desde vendas a RH, TI e fabricação de produtos. 

Então, devo terceirizar vários serviços já que medidas como essas viabilizam a redução de gastos? 

A resposta é: depende das necessidades da organização e do seu tipo de negócio.  

Serviços que não estão diretamente ligados à sua atividade-fim, podem sim ser terceirizados sem grandes riscos. Porém, atividades que exigem maior controle e atenção sobre os processos, devem ser mantidas internamente. 

Por exemplo, em uma clínica médica: atividades como contabilidade, advocacia, limpeza, segurança, recursos humanos, marketing e TI, poderiam ser terceirizadas tranquilamente (a depender dos objetivos e tamanho da clínica, claro).  

Porém, para a execução das atividades principais da instituição, ou seja, procedimentos da área de saúde e profissionais, como médicos e enfermeiros  não devem ser terceirizados. 

Para entender quando a terceirização vale à pena, clique aqui. 

Como saber o que posso terceirizar dentro da empresa? 

A terceirização deve ser vista como uma ferramenta, e portanto, seu uso deve ser analisado com cautela. 

Antes de sair terceirizando tudo, verifique se:  

  • A função terceirizada não é a atividade principal da empresa; 
  • Isso economizará tempo; 
  • Haverá economia real (análise o ROI); 
  • É seguro compartilhar essa atividade com outra organização; 
  • Resolverá muitos problemas; 

Ao cortar custos e economizar tempo eliminando atividades secundárias, será possível que os funcionários se concentrem no trabalho mais impactante da empresa, aumentando a produtividade e maximizando os lucros, justificando assim, a terceirização. 

Esteja ciente, porém, que a terceirização também pode ter seus contratempos. Nesse sentido, vamos explorar alguns pontos que precisam ser considerados. 

Portanto, pense no seguintes pontos ao planejar a terceirização de TI: 

Ao terceirizar áreas da sua empresa, você perde conhecimento (expertise) 

Então, você deve considerar se os benefícios da economia de custos e do aumento da eficiência realmente superam os riscos da perda de conhecimento e controle sobre determinadas áreas.  

O fator mais importante a considerar aqui, é se a expertise perdida impacta (consideravelmente) na sua vantagem competitiva. Se não for esse o caso, não há motivos para grandes preocupações.  

Planeje a sua terceirização de maneira estratégica 

É fundamental que a terceirização da infraestrutura de TI não seja realizada apenas por questões financeiras. 

Inclua os aspectos técnicos e estratégicos no processo de tomada de decisão para encontrar a melhor solução para o seu negócio. 

Check requisitos de segurança e privacidade  

Ao terceirizar algumas tarefas, muitos recursos são compartilhados, incluindo, possíveis informações sensíveis e privadas. 

Esse compartilhamento pode gerar preocupações de segurança que precisam ser tratadas. 

Estabeleça requisitos rígidos de confidencialidade e de acordo com as legislações pertinentes

E por último, mas não menos importante: conte com um parceiro de TI eficiente 

Quando uma empresa terceiriza sua tecnologia da informação, está confiando essa responsabilidade a terceiros. 

Se o provedor dos serviços for de confiança, oferecer qualidade e cumprir com o que foi combinado, não há com o que se preocupar.  

Mas se a empresa não estiver satisfeita com os serviços do terceirizado, precisará tomar as rédeas da situação.  

Então, muito cuidado ao escolher a organização que ficará responsável pela sua TI. 

Como terceirizar a infraestrutura de TI? 

Procure um fornecedor que possua  metodologias, dispositivos, equipamentos, tecnologia de ponta e sistemas estáveis que não necessitam de mudanças e atualizações frequentes.  

Além disso, solicite referências da empresa candidata e verifique o histórico de operações.  

Conheça bem as cláusulas contratuais e os níveis de serviço oferecidos pela organização, isso vai ajudar a evitar muita dor de cabeça no futuro e surpresas desagradáveis, como cobranças extras. 

Converse com um profissional de TI experiente para entender as recompensas e os riscos da terceirização e esclarecer dúvidas 

Na Suporte 24×7, explicamos os benefícios, os cuidados e todas as demais informações que você precisa saber. 

Entre em contato  para conhecer a nossa metodologia de trabalho e descobrir o que podemos fazer pela sua empresa.  

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