Em tempos de Transformação Digital, com avanços cada vez mais proeminentes na área da tecnologia, o setor de TI assume a responsabilidade de garantir a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais dinâmico e conectado digitalmente.
Foi-se o tempo que o departamento de tecnologia da informação tinha um papel puramente operacional. Isso porque, hoje em dia, ele é parte da estratégia da empresa, devendo ser bem-estruturado e organizado para que atinja máxima eficiência.
Dessa forma, separamos algumas dicas valiosíssimas para você melhorar o setor de TI do seu negócio.
Acompanhe!
Quais são os benefícios de ter um TI organizado?
Existem diversas vantagens em organizar e estruturar adequadamente o departamento de TI da sua organização. Vejas as principais delas:
- Reduz margem de erros, aumenta o nível de eficiência e minimiza retrabalhos;
- Auxilia na captação, armazenamento e tratamento de dados com a utilização de técnicas de Big Data;
- Proporciona segurança virtual aos bens e informações de uma empresa, impedindo que crimes como sequestro de dados digitais aconteçam.
- Auxilia na distribuição das ferramentas necessárias para que cada funcionário consiga concluir um determinado projeto;
- Atua no aprimoramento da comunicação entre diferentes setores, inclusive do próprio TI com outros departamentos, melhorando o alinhamento executivo e a transparência nas iniciativas do TI.
- Ajuda no controle de custos da empresa analisando todos os gastos com softwares e programas que automatizam e otimizam essa tarefa;
Como organizar e estruturar meu TI?
Se essa dúvida tem tirado o seu sono, fique tranquilo. Explicaremos, nos tópicos abaixo, quais as medidas necessárias para ter um departamento de Tecnologia da Informação ordenado e com processos bem definidos, aumentando a eficiência e produtividade de todo o setor.
Ofereça capacitação aos profissionais da tecnologia
Não é raro os operadores de suporte técnico precisarem resolver problemas que fogem da sua área de atuação ou capacitação. Isso porque, dependendo do porte da organização, fica de fato inviável ter uma equipe com diversos especialistas em áreas distintas da tecnologia.
No entanto, esse problema pode ser contornado com a disponibilização de cursos e treinamentos para os profissionais, de modo que eles tenham domínio apenas dos conceitos mais básicos e necessários para a condução e resolução do problema.
Além de alterar a percepção de clientes e colaboradores que o TI é um departamento burocrático que faz promessas que não podem ser cumpridas, os treinamentos deixarão os profissionais muito mais seguros para realizarem suas atividades, o que aumenta a produtividade e impacta diretamente nos resultados da empresa.
Invista na padronização de processos
A padronização de processos está diretamente ligada à organização do setor, sendo um dos fatores mais importantes para o aprimoramento de todo o departamento de TI. Apesar de isso parecer algo primário, muitos organizações pecam na hora de padronizar seus processos, fazendo com que cada colaborador ou cliente que precise dos serviços de TI tenha um atendimento diferente.
O melhor jeito de padronizar processos é por meio do estabelecimento de uma sequência de passos. Para que essa sequência seja feita, será necessário que os profissionais de TI façam uma relação das demandas e problemas mais recorrentes, elaborando um protocolo apropriado a cada uma delas.
Contudo, por demandar bastante tempo e recursos, muitas empresas demoram muito para fazer essa padronização. Por isso, existem empresas de consultoria TI no mercado que podem ajudar nisso, oferecendo um mapeamento detalhado da situação do TI e um plano de ação para resolvê-lo.
Crie de um banco de dados com histórico de chamadas
Muitos problemas são recorrentes. Por isso, ao criar um sistema que registre informações e as resoluções de cada chamado, todo o processo será agilizado, fazendo com que o profissional de TI observe padrões e entenda relações de causa e consequência, conseguindo ter uma visão mais analítica e focada na resolução de problemas.
Caso a organização ainda não tenha estrutura para montar um departamento de TI sistematizado e devidamente aparelhado, uma solução bastante eficaz é terceirizar esse setor, contando com empresas especializadas em Tecnologia da Informação e Comunicação, dotadas de técnicas que impactam diretamente nos resultados financeiros da sua empresa.
E então, gostou do artigo? Aproveite e veja algumas medidas de segurança digital para serem adotadas ainda neste ano e entenda por que as empresas precisam se atualizar constantemente em relação a esse quesito!