Os sinais de que o meu suporte de TI não atende mais as necessidades do meu negócio 

No âmbito empresarial a tecnologia tem um papel fundamental. Ela permite que empresas se expandam de forma rápida e eficiente, segmentem uma ampla base de clientes e cresça para níveis mais altos.  Recursos como videoconferência, redes sociais e escritório virtual, eliminaram os limites do local de trabalho estático, que anteriormente, limitavam ou dificultavam a expansão dos negócios. 

Já reparou como é difícil citar hoje em dia uma atividade que as empresas podem realizar de forma eficiente e sem o uso de computadores? É um pouco difícil mencionar alguma, e isso comprova o quão dependente as organizações são da informática. Agora imagine os impactos que uma má gestão dos recursos de tecnologia da informação e comunicação pode causar diretamente aos serviços prestados por uma organização. 

Uma logística ruim dos mecanismos de tecnologia muitas vezes faz com que as empresas parem. Não são poucas às vezes em que nos deparamos com estabelecimentos passando por problemas do tipo: 

° Não consegue realizar uma venda porque a máquina de cartão esta sem internet; 

° Não consegue matricular um novo aluno, pois o sistema esta fora do ar; 

° Não consegue imprimir a nota fiscal porque a impressora não responde; 

° O atendimento esta demorando mais que o necessário por conta do computador que esta lento e travando; 

° Ou ainda pior, perdeu todas as informações do banco de dados e não possuía backup; 

Estas falhas embora sejam comuns, atrapalham muito a entrega de um serviço de qualidade, diante destes problemas a empresa perde clientes, perde credibilidade, tempo, e consequentemente dinheiro. 

Na maioria das vezes, o problema não esta explicito e precisa ser analisado com uma visão criteriosa. Além disso, geralmente, têm uma causa subjacente que poderia ter sido facilmente evitada por meio de medidas simples, mas que foram negligenciadas devido um suporte amador. 

Neste sentindo, vamos analisar os principais sinais que evidenciam a necessidade de ter uma equipe de TI mais bem preparada. 

Problemas de Infraestrutura e Hardware 

Uma infraestrutura mal arquitetada aliada a uma implementação incorreta, podem ser uma combinação fatal, fazendo com que computadores, redes e servidores falhem. Algumas variáveis que favorecem tal situação são: 

° Falta de padronização nas soluções de hardware e software. 

° Ausência de normas de segurança básica, tanto nos sistemas, quanto na execução de operações. 

° Falta de padronização e configuração de equipamentos; 

° Arquitetura de rede mal projetada e instalada, ocasionando falhas de conexão constantes. 

° Gerenciamento descentralizado da infraestrutura de impressão, por exemplo, se na empresa existe vários servidores de impressão, deixa tudo muito confuso e difícil de gerenciar. 

° Computadores lentos. 

° Problemas de Software 

Os sistemas de informação desempenham um papel crítico dentro de qualquer organização, por isso, é essencial o correto funcionamento dos mesmos, portanto, se atente aos seguintes sintomas: 

° Sistemas apresentando muitos “bugs” e instabilidade constante; 

° Sistemas desatualizados. 

° Sistemas de banco de dados de má qualidade, que não fornecem opções básicas como backup automático ou apresentam uma projeção inadequada dos dados. 

° Problemas de Gestão da Tecnologia da Informação 

Por último, mas não menos importante, temos a gestão de TI. Esta é uma área que apresenta muitas deficiências e que em muitas organizações nem se quer existe. Com a falta de um gerenciamento adequado e proativo, a tecnologia expõe o negócio a falhas e violações de segurança. Então, identifique problemas como: 

° Falta de investimento (talvez o subinvestimento em TI seja o principal causador de grande parte dos problemas da área). 

° Falta de monitoramento do sistema para detectar deficiências e problemas antes de ocorrerem. 

° Falta de planos de manutenção que permitam manter os sistemas na melhor versão para instalar as últimas atualizações de segurança e falhas do sistema. 

° Falta de registro de dados operacionais para auxiliar a tomada de decisões. 

A tecnologia é uma parte crucial no sucesso ou fracasso de qualquer negócio. As decisões de TI precisam ser muito bem planejadas, respeitando e abrangendo, respectivamente, as particularidades e necessidades de cada companhia. Calma, se você esta pesando que precisará implantar um complexo departamento de TI e que terá altíssimos gastos, não se preocupe, entre em contato conosco e solicite uma consultoria para saber como a Suporte 24×7 pode ajudar a sua empresa a crescer com qualidade e preparada para eventuais surpresas. Dispomos de profissionais capacitados e prontos para atender as suas necessidades em tempo integral e em qualquer lugar do Brasil. 

Equipe Suporte 24×7 
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Tel: (11) 2391-2320 

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