Será que vale a pena terceirizar o suporte de TI da minha empresa?

Nas duas últimas décadas houve um aumento exponencial no número de aquisições de dispositivos de informática, uso da internet e softwares no geral, sendo que, este crescimento ocorreu tanto no âmbito doméstico, quanto empresarial. 

Assim como todo mundo, as empresas estão cada vez mais conectadas e dependentes da tecnologia para realizar suas atividades. O uso de sistemas e computadores economiza tempo, acelera o fluxo de trabalho, aumenta a produtividade, melhora a comunicação e torna mais eficiente os processos de planejamento, gestão e controle da organização. 

Os benefícios da tecnologia da informação são inúmeros, porém, muitas vezes, pequenas e médias empresas ignoram a TI como um componente crítico aos negócios, principalmente por conta do alto custo para desenvolver e manter um departamento exclusivo para o setor. 

Diante deste cenário, uma forte tendência tem sido a terceirização de TI. As empresas que investem nos serviços terceirizados obtêm recursos significativos que as auxiliam a operar de forma mais eficiente e efetiva sem a necessidade de investir em um departamento próprio. 

Se você ainda esta em dúvida se vale ou não a pena, conheça as 5 principais vantagens da terceirização: 

Redução de custos  

O principal fator de motivação da terceirização de TI para muitas empresas é a redução dos gastos. Segundo a empresa Gartner, especialista em consultoria e pesquisa, as estimativas de economia giram em torno de até 40%. 

Quando a empresa terceiriza, elimina os custos associados a recursos humanos, como folha de pagamento, treinamento, seguro de saúde, impostos trabalhistas, planos de carreira e benefícios. Além dos custos eliminados com aquisição e manutenção de equipamentos, pois não é preciso comprar servidores, hardwares adicionais, e nem ter um local específico para se montar um data center. 

Todas as funções de uma equipe de TI interna, desde o desenvolvimento de aplicativos até instalações de equipamentos para suporte ao usuário final podem ser executadas por uma empresa externa. 

Despesas previsíveis e escaláveis 

Com a terceirização os custos podem ser mensurados, pois as taxas fixas mensais estarão especificadas nos termos dos contratos e há também a possibilidade do uso de recursos de acordo a demanda do negócio, deste modo, o orçamento mensal da empresa será mais facilmente escalado, eliminando em grande parte as ocorrências de gastos inesperados causados pela má gestão da infraestrutura de TI. 

Projetos temporários podem ser solicitados e as cobranças findam quando o projeto termina. Por exemplo, se uma empresa está crescendo rapidamente e precisa de capacidade adicional, um provedor de serviços de TI pode rapidamente implantar novos servidores e armazenamento adicionais, a premissa serve para o inverso também, se a empresa quiser reduzir, basta realizar a solicitação. 

Aumento do foco na atividade principal da empresa 

Para a grande maioria das empresas, a tecnologia é uma atividade de suporte, não sendo necessária uma dedicação exclusiva e altamente qualificada para tal. Se a empresa não é da área de TI não é interessante recrutar e reter uma equipe interna com habilidades de primeira linha para desempenhar atividades secundárias. 

Já na terceirização, o provedor administra a equipe que desenvolverá soluções empresariais, como gerenciamento, integração e automatização dos processos de TI. 

Além disso, os provedores oferecem suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo os acordos de nível de serviço e permitindo que a empresa se dedique exclusivamente a seus principais negócios, focando assim, na estratégia para permanecer altamente competitiva. 

Profissionais altamente capacitados 

Os provedores de TI por possuírem como atividade principal o fornecimento de serviços tecnológicos contam com uma equipe de especialistas atualizados, treinados e certificados, garantindo assim aos seus clientes um atendimento eficiente, ágil, seguro e no momento que for preciso, independente de horário ou dia. 

O provedor também assegurará que os sistemas sejam corrigidos e atualizados em um cronograma apropriado, de modo que não prejudique em momento algum o desempenho dos seus clientes, e caso algum problema ocorra, terão capacidade para soluciona-los o quanto antes. 

Redução do nível de risco 

Um provedor de serviços de TI possui uma sólida base de experiência que ajuda a tomar as decisões técnicas corretas. Se você decidir mudar sua estratégia de tecnologia, seu provedor de TI terá ferramentas e serviços para ajudá-lo com a mudança de plataforma ou equipamento, se for o caso. 

Muitas empresas sofrem perdas significativas de dados quando ocorrerem eventuais violações, além da perda, existe também o problema da exposição. Ter um sistema de tecnologia da informação sem a devida atenção e proteção que necessita, pode ser fatal e gerar danos gigantescos. Os serviços de TI terceirizados trabalham com padrões normatizados de segurança que reduzem todos estes riscos, e asseguram que os centros de dados sejam corretamente protegidos por mecanismos eficazes como firewalls e software de monitoramento de eventos. 

Confiar em serviços de TI terceirizados também reduz as falhas que podem ocasionar interrupções das atividades, bem como o tempo de inatividade, caso esta venha a ocorrer. Os fornecedores criam instalações com dispositivos reserva e procedimentos robustos para backup das informações dos sistemas. 

A terceirização dos serviços de TI se bem executada além libertar a empresa para se concentrar no desenvolvimento de seus negócios principais, traz inúmeros benefícios, portanto, é necessário escolher um serviço confiável e de extrema qualidade. 

Caso tenha interesse, não perca tempo e entre em contato com a Suporte 24×7 no (11) 2391-2320 ou clique aqui para solicitar uma consultoria e saber mais sobre os serviços de suporte em TI que podemos lhe oferecer. 

Equipe Suporte 24×7 

contato@suporte24x7.com.br 

Tel: (11) 2391-2320 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *