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Terceirização de TI: Vale à pena para o meu negócio? 

Quando o assunto é terceirização, muitas dúvidas surgem, tais quais: “O que posso esperar em termos de Retorno sobre Investimento – ROI?” “Ao terceirizar, perderei o controle sobre os meus negócios?” “Minha empresa estará segura?” “Como escolher um bom parceiro para realizar a terceirização dos serviços com segurança e qualidade?” 

Visando esclarecer dúvidas como estas, vamos falar hoje sobre este assunto com uma linguagem natural e livre de termos absolutamente técnicos, para que você, gestor, compreenda as reais vantagens e desvantagens da terceirização e consiga julgar se a sua empresa está ou não no momento de terceirizar as atividades do setor de Tecnologia da Informação – TI. 

O que é terceirização? 

A terceirização, em termos gerais, pode ser definida como uma prática de negócios em que a empresa contrata outras empresas ou profissionais externos para realizar tarefas ou  serviços que não estão ligados à atividade-fim da organização, ou seja, com suas operações principais. 

A empresa externa, que será responsável pela execução da atividade-meio, recebe o nome de prestadora de serviços ou terceirizada. É ela quem organiza seus próprios funcionários, sistemas, e processos para executar as tarefas ou serviços internamente no cliente que a contratou  ou em suas próprias instalações. 

Dentro de uma organização, diversas atividades-meio podem ser terceirizadas, como o marketing, a contabilidade,  o setor de recursos humanos, e inclusive, a área de TI. 

Razões pelas quais as empresas terceirizam operações 

  

Levando em consideração que o fornecedor terceirizado se concentra, especificamente, no serviço oferecido, ele será capaz de fazê-lo com maior eficácia. Ou seja, a realização da tarefa será mais rápida e mais barata do que se fosse realizada pela empresa contratante. Assim, as empresas utilizam a terceirização como mecanismo para reduzir custos, melhorar a eficiência dos processos e agilizar determinadas atividades. 

Devido a esses benefícios, as empresas que contratam serviços terceirizados conseguem concentrar seus recursos em suas principais competências e atividades-fim, e deste modo, obtêm maiores vantagens competitivas no mercado. 

Existem também outros motivos que levam à terceirização. Por exemplo, às vezes, as empresas optam por terceirizar uma operação apenas para transferir determinadas obrigações regulatórias para o provedor terceirizado. Ou ainda, porque não podem contratar funcionários internos com as habilidades e a experiência necessárias para a execução de determinados trabalhos. 

Como funciona a terceirização de TI? 

Uma estrutura de tecnologia adequada é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte, desde as simples estações de trabalho para os funcionários até as  complexas infraestruturas de segurança, bancos de dados e servidores, é extremamente importante contar com uma TI funcional

Mas, apesar da importância do setor, investir fortemente em TI apenas para manter uma equipe interna pode não ser a escolha ideal. Por possuir inúmeras áreas, é difícil  encontrar apenas um ou dois funcionários que sejam especialistas em todas elas. É neste contexto que a terceirização de TI pode ser uma escolha inteligente. 

A terceirização dos serviços de TI podem ocorrer em diferentes áreas, como:  infraestrutura (por exemplo, servidores, computação em nuvem, segurança da informação, data centers, hardware), e com aplicações ( softwares, bancos de dados, sites, aplicativos, sistemas de lojas, gerenciamento de intranets, entre outros). 

Para entender melhor como funciona a terceirização de TI e como ela pode te ajudar, conheça o case de sucesso da parceria entre a Suporte 24×7 e SAMP Assistência Médica, uma das principais operadoras de planos saúde no Brasil. 

Quais as vantagens da terceirização de TI? 

Quando se pensa em terceirização, a primeira coisa que vem a cabeça é a redução dos custos, porém, essa não é mais a única vantagem: melhorar a produtividade, aumentar a competitividade, melhorar processos, maior flexibilidade e parceria especializada também fazem parte do leque de benefícios da terceirização. 

1. Flexibilidade 

Nenhuma empresa é igual a outra, mas se tem uma coisa que todas precisam é de flexibilidade. A terceirização inclui a possibilidade de alocação de recursos ou serviços sob a demanda do contratante. Seja para implantar um novo serviço, ou reduzir/aumentar a demanda do mesmo, tudo isso é possível nesse modelo de negócio. 

2. Redução de custos trabalhistas 

Além da redução dos custos operacionais e com equipamentos, como custos com energia, resfriamento e espaço,  há também, a redução dos custos trabalhistas. A empresa não precisará se preocupar em contratar uma equipe inteira de TI e nem os melhores profissionais da área, pois terá à disposição todos estes recursos por meio da prestadora de serviços a um custo infinitamente inferior. 

3. Despesas previsíveis e escaláveis 

Com a terceirização os custos podem ser mensurados mais facilmente, uma vez que todas as taxas estarão especificadas nos termos dos contratos. 

Há também a possibilidade do uso de recursos de acordo a necessidade do negócio. Deste modo, o orçamento mensal da empresa será mais facilmente escalado, eliminando em grande parte as ocorrências de gastos inesperados causados pela má gestão da infraestrutura de TI. 

Projetos temporários podem ser solicitados e as cobranças findam quando o projeto termina. Por exemplo: Se sua empresa está crescendo rapidamente e precisa de capacidade adicional, um provedor de serviços de TI pode rapidamente implantar novos servidores e armazenamento adicionais, a premissa serve para o inverso também, se a empresa quiser reduzir, basta realizar a solicitação ao fornecedor. 

4. Foco na atividade principal do negócio 

Quando você terceiriza serviços para outra empresa, pode se concentrar no serviço principal da empresa, por exemplo, se sua empresa tem como atividade-fim o serviço de telemarketing, não faz sentido perder tempo se preocupando que questões de software, implantação de rede e etc. 

5. Redução de riscos 

Um provedor de serviços de TI de qualidade possui uma sólida experiência que ajuda a tomar as decisões técnicas corretas. Se você decidir mudar sua estratégia de tecnologia, seu provedor de TI terá as ferramentas e os serviços para ajudá-lo com a mudança de plataforma ou equipamento, se for o caso. 

Além disso, os serviços de TI terceirizados trabalham com padrões rígidos de segurança que reduzem riscos (como violações, perdas e exposição de dados) e asseguram que os dados da sua empresa sejam corretamente protegidos por mecanismos eficazes de segurança, como firewalls e software de monitoramento de eventos. 

Confiar em serviços de TI terceirizados também reduz as falhas que podem ocasionar interrupções das atividades da sua empresa. Isso acontece porque os fornecedores estão preparados para lidar com diversos tipos de inconvenientes, contando com ferramentas e procedimentos robustos para o correto armazenamento das informações da sua empresa. 

6. Contar com uma empresa especialista 

Oferecer serviços de qualidade leva à satisfação do cliente e isso, por sua vez, leva a mais vendas, que por sua vez aumentam os lucros. É com esta premissa que empresas especializadas em terceirização de TI trabalham, oferecendo os melhores serviços, com os melhores profissionais do mercado e qualidade de atendimento com suporte  disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Quais os possíveis pontos de atenção ao terceirizar a TI da minha empresa?  

  

Claro, além dos benefícios, também existem alguns pontos de atenção quanto à terceirização de TI que devem ser ponderados e analisados. É importante entender que com os devidos cuidados e relação transparente com o fornecedor escolhido esses pontos podem ser sanados. 

Abaixo explorarmos melhor quais são estes pontos de atenção e como proceder para evitar possíveis problemas. 

• Dependência do Fornecedor 

  

Ponto de atenção: a depender da extensão da terceirização, a empresa se torna dependente do fornecedor dos serviços. Se a operação externa (devido à má gestão) apresentar problemas, isso poderá afetar a produção da contratante e ocasionar prejuízos. 

Solução: escolher um fornecedor que mantenha toda a documentação do ambiente tecnológico do cliente, assim como um sistema de controle de ocorrências, devidamente atualizados. Uma política de gestão de senhas em que o cliente tenha o poder de assumir o ambiente no momento que decidir, também é fundamental. 

• Contrato vinculativo 

  

Ponto de atenção: o relacionamento contratual desempenha um papel importante na terceirização. Se o contrato for muito longo ou com um prazo longo para aviso prévio, isso poderá impactar na capacidade de flexibilidade para a contratante, o que pode representar uma desvantagem. 

Solução: Verifique previamente a modalidade contratual com a prestadora de serviços e exija que a cláusula de rescisão seja justa. 

• Privacidade 

  

Ponto de atenção: a terceirização envolve muita cooperação, o que significa que muitas informações internas serão trocadas com os  fornecedores terceirizados. Neste caso, é importante ter cuidado com dados confidenciais que podem ser mal utilizados indevidamente expostos pelo provedor terceirizado. 

Solução: escolha um fornecedor que atenda aos requisitos da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em que a obrigação em zelar por estas informações é do fornecedor. Caso não o faça, assumirá penalidades significativas. 

Então, a terceirização de TI vale realmente à pena? 

Como conferimos anteriormente, até mesmo para os pontos de atenção da terceirização de TI existem soluções bastante viáveis. Acredito que você mesmo já tenha a resposta para a questão: “Será que vale a pena terceirizar o suporte de TI da minha empresa?” 

A terceirização feita com uma empresa experiente e profissional é uma ótima ideia. 

Esta parceria pode ajudar a empresa a subir para o próximo nível fornecendo os melhores serviços de TI, deixando a contratante livre para se preocupar com assuntos mais importantes e diretamente ligados ao seu crescimento. 

Se você está planejando ou pensando em implantar ou expandir atividades terceirizadas dentro da organização, é essencial ter uma visão ampla para conseguir avaliar os pontos. 

Ao considerar a terceirização de TI, lembre-se que encontrar o fornecedor certo será fundamental para o sucesso da estratégia de terceirização . 

Como escolher a empresa de TI certa para as necessidades do meu negócio? 

  

Na hora de escolher um prestador de serviços, é de extrema relevância que você escolha a empresa certas para as necessidades do seu negócio. Neste outro texto nós exploramos um pouco mais como encontrar o parceiro certo para sua área de TI.  

Ainda em dúvidas sobre terceirizar sua TI? Nós podemos te ajudar!  

Para obter mais informações sobre como a terceirização pode ajudar sua empresa, entre em contato com a gente por meio deste formulário de contato ou através do telefone (11) 2391-2320 e não deixe conhecer os serviços oferecidos pela Suporte 24×7. 

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