Serviços Gerenciados de TI: Entenda como funciona! 

Não é novidade que inovação e tecnologia andam de mãos dadas. Empresas de diferentes portes e segmentos precisam contar com recursos tecnológicos para otimizar seus processos e trazer vantagem competitiva ao negócio.  

Mas, devido aos custos e esforços envolvidos na operação, nem sempre, manter uma equipe interna de TI é a melhor escolha. Com isso, surgem os chamados Serviços Gerenciados de TI, que podem ser vistos como uma solução complementar às opções tradicionais de terceirização. 

Neste artigo, vamos falar, especificamente, sobre o que são os Serviços Gerenciados de TI, quais as vantagens e discutir se vale ou não a pena adotar esse modelo. Leia até o fim para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

  

O que são Serviços Gerenciados de TI? 

Talvez, você já esteja acostumado com o termo “terceirização” e nada do que foi dito até agora pareça novo, porém, é importante alertar que Terceirização de TI e Serviços Gerenciados de TI não são sinônimos.  

Os Serviços Gerenciados de TI permitem que as empresas deleguem a tarefa de monitorar seus equipamentos e operações de TI, de modo constante, à uma organização especializada em tais serviços. 

Se na terceirização tradicional, a empresa contratada é responsável por “apagar os incêndios”, nos Serviços Gerenciados o objetivo é prevenir e conter esses possíveis problemas. 

Essas organizações recebem o nome de Provedores de Serviços Gerenciados, e ficam encarregadas de gerenciar e acompanhar os sistemas de TI da empresa contratante conforme o estabelecido no  Acordo de Nível de Serviço – ANS (ou SLA, do inglês, Service Level Agreement). 

  

Como funcionam os Serviços Gerenciados de TI? 

  

Os Serviços Gerenciados de TI buscam trabalhar de modo estratégico o setor, analisando e projetando medidas que possam ser adotadas para maximizar os benefícios e as oportunidades oferecidos pela tecnologia, além claro, de administrar proativamente todas as questões relacionadas à segurança, falhas e atualizações dos sistemas. 

Todo esse processo é realizado por meio de uma equipe de profissionais especializados em diferentes áreas da tecnologia e um software específico para gerenciamento de todo o ambiente de TI de uma empresa. 

Na Suporte 24×7, o gerenciamento é realizado com o auxílio do Kaseya®, um software robusto capaz de monitorar todos os dispositivos de hardware ou software do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de uma corporação. 

Veja algumas soluções oferecidas nos serviços gerenciados com essa plataforma: 

– Instalação e atualização de programas e drivers de maneira automática;  

– Proteção e remoção de spyware; 

– Proteção e remoção de spyware; 

– Gerenciamento de Patches de segurança;  

– Backup remoto, automático e em tempo real; 

– Recuperação de desastres; 

– Atualização constante dos dados; 

– Service Desk para serviços de TI; 

– Automatização de tarefas diária como gerenciamento de sistemas e proteção de dados, entre outros. 

  

Quais as diferenças entre Serviços Gerenciados x Outsourcing? 

  

Conforme foi falado no início do artigo, Serviços Gerenciados e Outsourcing (terceirização) são serviços distintos, apesar de proporcionarem alguns benefícios parecidos.  

Outsourcing é um termo mais popular para se referir à terceirização de alguns serviços relacionados à área de tecnologia de uma empresa. Na terceirização tradicional, normalmente, é a empresa contratante quem faz a alocação dos profissionais terceirizados para a realização de uma determinada tarefa. 

Já nos Serviços Gerenciados, o monitoramento costuma ser realizado de maneira remota, proativa e constante, não apenas para executar uma tarefa específica e esporadicamente. 

Os dois serviços trabalham com os processos de operacionalização da infraestrutura  da empresa e reparo de danos, mas vale ressaltar que nos Serviços Gerenciados há um foco maior na busca das melhores soluções e oportunidades de negócio. 

  

Quais as vantagens deste modelo? 

  

Por não serem uma solução única, os Serviços Gerenciados oferecem inúmeras possibilidades para enfrentar os desafios existentes nas organizações no que tange o setor de tecnologia. 

Além de também proporcionar alguns benefícios apresentados na terceirização tradicional, como redução de custos e foco no negócio, os Serviços Gerenciados de TI promovem: 

Manutenção preventiva: com soluções proativas, obtém-se melhor desempenho, menos falhas, e menores taxas de inatividade dos sistemas, pois os problemas são detectados previamente para evitar que eles se espalhem e se transformem em reparos caros e mais trabalhosos. 

Constante atualização:  outra vantagem dos serviços gerenciados é a rapidez com que novas tecnologias podem ser implementadas em seus negócios, seja por meio dos scripts automatizados para upgrade de drivers, patches, softwares e etc. 

Automatização: com a automatização de tarefas triviais da TI, como backup de dados, atualizações, implantação de antivírus e antimalware, é possível aumentar a produtividade sem crescer a demanda por mão de obra. 

Redução de riscos: por trabalhar com sofisticadas ferramentas de segurança  e uma equipe especializada, experiente e familiarizada com os padrões de segurança, o gerenciamento de riscos é mais eficiente, permitindo maior tranquilidade às operações da corporação. 

Mais segurança: a segurança digital está se tornando cada vez mais cara, complexa e vital à sobrevivência de qualquer negócio. Com os serviços gerenciados, é possível contar com um plano eficiente para recuperação de desastres e monitoramento eficaz da rede e de possíveis ameaças. 

Vantagem competitiva: grandes empresas, geralmente, possuem melhores condições para ter uma equipe de profissionais de TI em tempo integral para fiscalização constante. Com os serviços de TI gerenciados, os custos são reduzidos de maneira significativa, permitindo que estabelecimentos menores também fortaleçam o seu setor de tecnologia e consigam utilizá-la como aliada, e não como “mais um problema” a resolver. 

  

Os Serviços Gerenciados de TI valem a pena? 

Empresas de grande, médio ou pequeno porte precisam de tecnologia para competir de forma efetiva no mercado. 

Sua empresa merece ser mais eficiente, e para isso é essencial contar com uma infraestrutura de TI dinâmica, operacional, que funciona sem interrupções e que se ajusta às diferentes necessidades financeiras e operacionais. 

No entanto, manter uma grande e complexa estrutura de recursos de TI para acompanhar internamente a organização e gerenciar processos de segurança, manutenção preventiva, monitoramento, entre outros processos pode ser uma opção cara e de difícil administração.  

Se este for o seu caso, contar um Provedor de Serviços Gerenciados pode ser uma boa alternativa. 

E aí, gostou dessas informações?  

Entre em contato conosco através deste formulário para que possamos ajudá-lo a entender como os Serviços Gerenciados podem ajudar sua empresa a crescer e ter menos problemas relacionados à tecnologia. 

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